O agronegócio é reconhecido como altamente competitivo e gerador de empregos, riqueza, alimentos, fibras e de bioenergia para o Brasil e para outros países. A atividade, que tem crescido no Estado, é uma das principais bases para sustentar a economia do interior fluminense.
Apesar de um Estado pequeno, com área territorial limitada, o Rio de Janeiro se destaca pela agricultura familiar forte e diversificada, aliada à adoção massiva de tecnologias, impulsionando a produtividade e a competitividade do setor.
O agronegócio fluminense não se concentra em grandes áreas rurais. As cidades do interior, são centros vibrantes de atividade agrícola, investindo na adoção de tecnologias inovadoras, com irrigação inteligente, monitoramento de pragas e doenças, otimização da logística e acesso à internet banda larga, impulsionando a produtividade, a competitividade do setor, a economia local e gerando empregos e renda para a população.
O Curso Aprendiz Agro – Qualificação em Técnicas Agropecuárias para o Agronegócio Fluminense se apresenta como ferramenta educacional em apoio ao desenvolvimento do setor Agropecuário e da Agroindústria do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de estimular a profissionalização em diferentes áreas do setor agropecuário e agroindustrial, visando à valorização da formação educacional e a inserção no mercado de trabalho, além do desenvolvimento do setor por meio da pesquisa, tecnologia e inovação na agricultura e pecuária.
PARCERIA : SENAR RIO – PESAGRO RIO – FUNDAÇÃO DE APOIO À BIODIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS/ CENTRO DE CIENCIAS NATURAIS, AGRÁRIAS E DE HUMANIDADES FSFA – SEAPPA SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PUBLICO PRIORITÁRIO: filhos ou familiares de Produtores rurais e colaboradores (trabalhadores) rurais